segunda-feira, 25 de abril de 2011

RODA DE CAPOEIRA SOLIDÁRIA ACONTECE EM LONDRINA

Oficina de capoeira em Faxinal do Céu SEED/PR Foto Eli Antonelli

No próximo dia 30 de abril acontece a I RODA DE CAPOEIRA SOLIDÁRIA promovida pela Associação de Ogãs de Londrina e Região. O evento busca arrecadar alimentos no calçadão de Londrina, a proposta visa apoiar o mestre de capoeira Toisinho que passa por um grave problema de saúde, com uma paralisia que o impede de exercer alguma atividade laboral.
O presidente da Associação de Ogãs Carlinhos faz um convite à população londrinense “Peço encarecidamente a força da capoeira de londrina e região, a os meus amigos, aos meus contatos, meus amigos de trabalho e a todos meus alunos dos quais me dediquei ensinando a essência da capoeira e a todos que possam comparecer para que nos ajudem nesta luta por um grande amigo e pessoa genial na capoeira que necessita urgente de ajuda”¸ destaca.
Nesta RODA DE CAPOEIRA a Associação reunirá profissionais de diversas cidades do estado do Paraná, envolvendo universitários, profissionais de outras linguagens, entidades de apoio socioeducativo, vilas culturais que também tem um grande número de adeptos da arte capoeira  com grandes mestres em um Ritual de Roda no calçadão de Londrina, serão mais de vinte grupos envolvidos e todos com espírito de cooperação um companheiro mestre de capoeira que tanto fez pela ARTE CAPOEIRA, e que hoje se encontra acamado com paralisia e colocando a prova que os grupos de capoeira de londrina e região estão dispostos a prestar solidariedade.
Mestre Moraes: "Capoeira é um diálogo de corpos, eu venço quando o meu parceiro não tem mais respostas para as minhas perguntas"

Histórico
Na historia de nosso país podemos afirmar que a capoeira está presente em todas as fases, ora sendo praticada às escondidas por conta da repressão que o modelo escravocrata impôs para o povo negro, ora também na marginalidade com o surgimento das maltas, com a capoeira tendo seu nome garantido no código penal de 1890 da Republica do Estados Unidos do Brasil dizendo que:Capítulo XII-- Dos Vadios e CapoeirasArt. 402. Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal conhecidos pela denominação Capoeiragem; andar em carreiras, com armas ou instrumentos capazes de produzir lesão corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta ou incutindo temor de algum mal. Pena: prisão celular de 2 (dois) a 6 (seis) meses.
A penalidade é a do art. 96. Parágrafo único. É considerada circunstância agravante pertencer o capoeira a alguma banda ou malta. Aos chefes ou cabeças, impor-se-á a pena em dobro.
 Art. 403. No caso de reincidência será aplicada ao capoeira, no grau máximo, a pena do art. 400. Parágrafo único. Se for estrangeiro, será deportado depois de cumprida a pena
Art. 404. Se nesses exercícios de capoeiragem perpetrar homicídio, praticar alguma lesão corporal, ultrajar o pudor público e particular, perturbar a ordem, a tranqüilidade ou segurança pública ou for encontrado com armas, incorrerá cumulativamente nas penas cominadas para tais crimes.
Influenciando até o dicionário português que dizia que capoeira 
Logo depois o então presidente Getulio Vargas assistindo uma apresentação da capoeira Regional Baiana liderada pelo famoso Manoel dos Reis Machado popularmente conhecido como Mestre Bimba torna a capoeira o único bem brasileiro a educação física sendo reconhecida como esporte nacional. Hoje a capoeira é patrimônio cultural do Brasil e atualmente é praticada e admirada por pessoas de todo o mundo, sendo até mais valorizada em outros países.
LONDRINA NA CAPOEIRA
Em Londrina a historia não se difere da citada, ela aqui passa por diferentes fases e com guerreiros e grandes personagens e a situação educacional atual da cidade também não difere de outras regiões do país, obrigando os profissionais de capoeira a aperfeiçoarem se e adaptarem aos novos conceitos, metodologias de ensino e até mesmo tendo que rever suas relações com a comunidade e sociedade em geral.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More