quarta-feira, 6 de abril de 2011

ASSOCIAÇÃO DE OGÃS ORGANIZA EVENTO PARA DISCUTIR DIREITOS E DEVERES DO POVO DE TERREIRO


Está previsto para o dia 29 de abril a realização pela Associação de Ogãs de Londrina e Região uma capacitação para discutir com as yalorixás e babalorixás os direitos e deveres do povo de santo. A proposta surgiu da necessidade existente que os membros da religião tenham pleno conhecimento da legislação que cerca suas atividades.

No mês de janeiro o advogado da Associação de Ogãs Marcelo Pinhatari participou do curso promovido pela Faculdade Zumbi dos Palmares em São Paulo "Direitos e Prerrogativas das Religiões Afrobrasileiras". O curso teve como objetivo promover em tempos de combate a intolerância religiosa
capacitação para advogados para que estivessem a par das situações em que vivem os adeptos da religião.

O curso foi conduzido pelo advogado Dr. Hédio Silva Junior que apresentou noções gerais sobre legalização de templo religioso, imunidade tributária do templo (IPTU, etc.), direitos e prerrogativas do sacerdócio, casamento religioso, culto e cerimônias, legislação sobre abate religioso de animais, noções de direito ambiental, precauções no recolhimento de pessoas.

A proposta do Seminário da Associação de Ogãs tem como foco ser uma extensão e repasse das discussões realizadas no evento conduzido pelo Dr. Hédio com foco na igualdade de todas as religiões perante a lei, na organização religiosa e a legalização do templo Direitos e prerrogativas do sacerdócio.

O Presidente da Associação de Ogãs Alagbe Omilewade (Ogã Carlinhos) com 27 anos de sacerdócio de ogã dentro das casas de religião de matriz africana destaca a importância de uma instituição estar comprometida com as comunidades de terreiro. Afirma que este é o foco da Associação “Trabalhamos sempre em contato direto com os terreiros de Londrina e Região, procuramos enviar sempre que possível emails, buscamos contato via telefone, postagem em nosso blog, mas principalmente o contato direto com as yas e babas”, destaca. 

O presidente declara que o contato da associação se dá também na presença em cultos de reverência aos orisas “Visitamos o líder mais velhos dos terreiros, ouvimos conselhos, damos conselhos, recebemos críticas construtivas, o importante é estar sempre junto com o nosso povo. Com tudo tiramos demandas que mais um terreiro precisa assim saímos sempre pela porta da frente do terreiro abençoados pela magia encantadora dos orisas sabendo ainda mais que a porta não estará fechada quando 
voltarmos”, diz.

 Desde o último dia 27 de março os representantes da Associação de Ogãs estão visitando os terreiros para o convite na participação deste evento, que buscará auxiliar a comunidade de santo para conhecer seus direitos e deveres. Participe, aguarde maiores informações no blog da Associação.

Em breve, estaremos divulgando a programação completa, local.  Acompanhe!!

Em caso de dúvidas entre em contato eliantonellijornalismo@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More