segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O POVO DE SANTO EM LUTO

No último domingo faleceu em Londrina o ogã Mutalemi, Edson Freitas dos Santos de 48 anos, vítima de um acidente de carro. Mutalemi foi um dos fundadores da Associação de Ogãs de Londrina e Região que vem buscando fazer um trabalho de apoio aos babalorixas e yalorixas da cidade e região que concentra cerca de 450 terreiros de candomblé.
O povo de santo do Paraná está de luto pela perda de um representante conceituado na religião. Mutalemi tinha 27 anos de santo e sua força representava a energia positiva para fortalecimento e continuidade da religião. Hoje um dos problemas que as comunidades de religião de matriz africana enfrentam é como passar para as crianças para que elas assumam também sua religiosidade, para que continuem a se inserir dentro da religião mesmo diante de um cenário de intolerância. A presença dos mais velhos com seu exemplo sua história de vida e sua energia é uma força nessa luta. 

Para a yalorixá Lufagmin do asé Recanto de Oxalufan o candomblé está orfão de um pai dedicato alegre e companheiro "Mitalemin (Logun) era uma pessoa maravilhosa, que fazia as coisas por amor aos Orixás, por amor a vida, por amor ao próximo. Hoje o candomblé, não só de Londrina, mas em Geral, perde Um Pai, um Ogã, digno de muito respeito.Parte para juntos dos Orixás, mas nunca sairá de nossos corações. Desejo e peço aos Orixás, que o acompanhem nesta passagem e que ao recebe-lo lhe mostrem, o quanto ele foi especial para todos aqui na nesta Terra...Lagrimas rolarão, e muitas, pois perdemos um Pai que tanto Amamos....", diz.

Deixe sua mensagem de carinho à família e amigos.

3 comentários:

À Associação, filhos, familiares e autoridades religiosas de Londrina-PR, os profundos sentimentos do Povo do Batuque do RS pela passagem deste grande personagens de luta e de ações de inclusão do povo do Asé.Fica a certeza de que ele sempre estará fortalecendo as ações de quem fica e que morrer é fortalecer avida e o coletivo...que Oiyá o conduza ao Orun Alafia.Àse

Baba Diba de Iyemonja- Porto Alegre -RS

Em nome do Ilê Axé Ogunfunmilayo de Contagem-MG demontros meus sentimentos de pesar!
Que Oyá o conduza ao Orun!
Babá Mejeuí

Deixo aqui também minhas condolências aos Ogans de londrina e região pela perca de nosso grande amigo "Logun". É uma perca muito triste à nós humanos e amigos deste grande parceiro,amigo e companheiro de todas as horas.
Que Olorun tome conta deste grande Homem !

Em nome do Ilê Asé Ogun(Foz do Iguaçú - PR) Iyalòrìsà Marina D' Ogun e Famíliares do Asé.
Deixo aqui meus sentimentos, Ekedji Roberta, amiga e fã desse inesquecível Ogan Mutalemin

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More