No último domingo faleceu em Londrina o ogã Mutalemi, Edson Freitas dos Santos de 48 anos, vítima de um acidente de carro. Mutalemi foi um dos fundadores da Associação de Ogãs de Londrina e Região que vem buscando fazer um trabalho de apoio aos babalorixas e yalorixas da cidade e região que concentra cerca de 450 terreiros de candomblé.
O povo de santo do Paraná está de luto pela perda de um representante conceituado na religião. Mutalemi tinha 27 anos de santo e sua força representava a energia positiva para fortalecimento e continuidade da religião. Hoje um dos problemas que as comunidades de religião de matriz africana enfrentam é como passar para as crianças para que elas assumam também sua religiosidade, para que continuem a se inserir dentro da religião mesmo diante de um cenário de intolerância. A presença dos mais velhos com seu exemplo sua história de vida e sua energia é uma força nessa luta.
Para a yalorixá Lufagmin do asé Recanto de Oxalufan o candomblé está orfão de um pai dedicato alegre e companheiro "Mitalemin (Logun) era uma pessoa maravilhosa, que fazia as coisas por amor aos Orixás, por amor a vida, por amor ao próximo. Hoje o candomblé, não só de Londrina, mas em Geral, perde Um Pai, um Ogã, digno de muito respeito.Parte para juntos dos Orixás, mas nunca sairá de nossos corações. Desejo e peço aos Orixás, que o acompanhem nesta passagem e que ao recebe-lo lhe mostrem, o quanto ele foi especial para todos aqui na nesta Terra...Lagrimas rolarão, e muitas, pois perdemos um Pai que tanto Amamos....", diz.
Deixe sua mensagem de carinho à família e amigos.