fonte: Eli Antonelli
Na última sexta-feira (29) a comunidade de terreiro de Londrina lotou o anfiteatro da Provopar para participar da I Oficina de Direito Sacerdotal promovida pela Associação de Ogãs de Londrina e Região com o apoio do Centro de Tradições Afrobrasileira CETRAB e Instituto Cidadania. O evento iniciou com a apresentação cultural promovida pelos Ogãs Robson, Carlinhos e Cássio. Logo após, os presentes puderam conferir o documentário "Até Oxalá vai para Guerra".
Para o presidente da Associação ogan Carlinhos a proposta foi conscientizar a comunidade sobre situações de intolerância " O video mostra uma situação gravíssima que ocorreu na Bahia em que um terreiro foi demolido. Se não houver união e conscientização dos direitos situaçõs como àquela podem ocorrer em qualquer região, até mesmo aqui em Londrina", afirma.
Após o documentário foi a vez do Dr. Marcelo Pinhatari promover uma discussão aberta com os prestentes. A oficina teve como proposta fazer com que a comunidade de terreiro reflita sobre o direito, necessidades de estar atentos a legislação e ter consciência que existe leis que devem ser conhecidas no exercício da atividade religiosa.
Durante o evento foi distribuido para o público um livreto do Estatuto da Igualdade Racial.(clique aqui e conheça na integra o Estatuto da Igualdade Racial) O vice presidente da Associação Ogan Robson afirma que o documento veio para assegurar direitos das pessoas que sofrem discriminação "Acreditamos na importância de fortalecer cada vez mais o Estatuto, para isso, é muito importante que o povo de santo conheça também essa nova legislação que levou mais anos para ser aprovada. Agora é importante não só conhecer, mas lutar pela sua regularização", comenta.
Confira algumas imagens do evento:
|
Ogãs Robson, Cassio e Carlinhos fazem apresentação na abertura do evento |
|
Ogan Robson recepciona os presentes na abertura do evento
|
|
Presidente Carlinhos e mãe Caiaçutê |
|
ogãs Blendon, Robson, Cassio, Carlinhos, Flávio e Kiambulê |
|
yalorixá Caiaçutê e yalorixá Ayra no primeiro plano
|
Posted in:
1 comentários:
MUITO BOM ESTE TRABALHO QUE A ASSOCIAÇAO DE OGAS ESTAO FAZENDO. TRAZENDO ESTES CONHECIMENTO PARA O POVO DE AXE,FAÇO PARTE DE UMA COMUNIDADE DE TERREIRO DE CABO FRIO,ONDE SOU O PRESIDENTE, ESTAMOS FAZENDO AS LEGALIZAÇOES DOS TERREIROS DE CABO FRIO E REGIAO DOS LAGOS, ESTAMOS TRAZENDO VISIBILIDADE PARA NOSSO POVO DE AXE E LUTAMOS CONTRA A INTOLERANCIA RELIGIOSA, ESTAO DE PARABENS. OGAN CARLAO DE SANGO. EU SOU DA CASA DE MAE BEATA DE YEMOJA. MORO EM CABO FRIO. AWURE.
Postar um comentário