domingo, 1 de maio de 2011

POVO DE SANTO DE LONDRINA PARTICIPA DA I OFICINA DE DIREITO SACERDOTAL

fonte: Eli Antonelli

Na última sexta-feira (29) a comunidade de terreiro de Londrina lotou o anfiteatro da Provopar para participar da I Oficina de Direito Sacerdotal promovida pela Associação de Ogãs de Londrina e Região com o apoio do Centro de Tradições Afrobrasileira CETRAB e Instituto Cidadania. O evento iniciou com a apresentação cultural promovida pelos Ogãs Robson, Carlinhos e Cássio. Logo após, os presentes puderam conferir o documentário "Até Oxalá vai para Guerra".
Para o presidente da Associação ogan Carlinhos a proposta foi conscientizar a comunidade sobre situações de intolerância " O video mostra uma situação gravíssima que ocorreu na Bahia em que um terreiro foi demolido. Se não houver união e conscientização dos direitos situaçõs como àquela podem ocorrer em qualquer região, até mesmo aqui em Londrina", afirma.

Após o documentário foi a vez do Dr. Marcelo Pinhatari promover uma discussão aberta com os prestentes. A oficina teve como proposta fazer com que a comunidade de terreiro reflita sobre o direito, necessidades de estar atentos a legislação e ter consciência que existe leis que devem ser conhecidas no exercício da atividade religiosa.

Durante o evento foi distribuido para o público um livreto do Estatuto da Igualdade Racial.(clique aqui e conheça na integra o Estatuto da Igualdade Racial)  O vice presidente da Associação Ogan Robson afirma que o documento veio para assegurar direitos das pessoas que sofrem discriminação  "Acreditamos na importância de fortalecer cada vez mais o Estatuto, para isso, é muito importante que o povo de santo conheça também essa nova legislação que levou mais anos para ser aprovada. Agora é importante não só conhecer, mas lutar pela sua regularização", comenta.





 Confira algumas imagens do evento:

Ogãs Robson, Cassio e Carlinhos fazem apresentação na abertura do evento

 
Ogan Robson recepciona os presentes na abertura do evento


Presidente Carlinhos e mãe Caiaçutê
ogãs Blendon, Robson, Cassio, Carlinhos, Flávio e Kiambulê
 
yalorixá Caiaçutê e yalorixá Ayra no primeiro plano



 

1 comentários:

MUITO BOM ESTE TRABALHO QUE A ASSOCIAÇAO DE OGAS ESTAO FAZENDO. TRAZENDO ESTES CONHECIMENTO PARA O POVO DE AXE,FAÇO PARTE DE UMA COMUNIDADE DE TERREIRO DE CABO FRIO,ONDE SOU O PRESIDENTE, ESTAMOS FAZENDO AS LEGALIZAÇOES DOS TERREIROS DE CABO FRIO E REGIAO DOS LAGOS, ESTAMOS TRAZENDO VISIBILIDADE PARA NOSSO POVO DE AXE E LUTAMOS CONTRA A INTOLERANCIA RELIGIOSA, ESTAO DE PARABENS. OGAN CARLAO DE SANGO. EU SOU DA CASA DE MAE BEATA DE YEMOJA. MORO EM CABO FRIO. AWURE.

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More