ASSOCIAÇÃO DE OGANS PARTICIPA DO PROGRAMA TARDE TOTAL

A Associação de Ogans de Londrina e Região realiza no próximo dia 22 de setembro, às 19h, o primeiro prêmio destinado a babalorixás, yalorixás, ekedis e ogans da Londrina e região. A iniciativa visa valorizar representantes da religião que com sua dedicação esforçam-se para levar a fé, combater situações de intolerância religiosa e fortalecer as comunidades de terreiro. Confirme sua presença no e-mail associacaodeogans@gmail.com

Confira o documentário "Brincando com os deuses"

Assista o documentário "Brincando com os deuses" mostrando crianças no candomblé.

Veja as imagens do último encontro em Cascavel. Os oficineiros da Associação de Ogans apresentam oficinas de maculelê e de ritmos.

.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Falecimento de babalorixá César de Oxossy

No dia 25 de março faleceu em Londrina Cesar de Oxossy o Ogan Blendon comenta a grande perda do candomblé com a partida do babalorixá" Ele foi enterrado com todos os preceitos que manda a religião dentro do possível
Este pai de santo, partiu muito rapidamente com uma dupla pneumonia dupla hospitalar. que se agravou rapidamente,  ele nos deixou imprevisivelmente. Mas, deixa muita saudades. Ele fará muita falta. eu aprendi nesses 8 anos de convivência com ele.Aprendi a admirá-lo, a respeitá-lo e amá-lo como um pai que foi pra nós que estávamos como filhos de santo dele.  Um grande abraço pai Cesar. fique em paz, que no resto nos vamos que dar um jeito por aqui"


Ogan Blendon Thomaz Ribeiro

terça-feira, 29 de março de 2011

EM BREVE EVENTO DIREITOS E DEVERES DO POVO DE TERREIRO

Festa na casa Presidente Carlinhos  em  06/11/2010 - foto Eli Antonelli

No próximo dia 08 de maio a Associação de Ogãs de Londrina e Região promove um evento focado nos Direitos e Deveres do Povo de Terreiro. Desde o dia 27 de março os representantes da Associação tem visitado os terreiros para convidar babas e yas para essa discussão. Aguarde em breve, postaremos a programação e maiores detalhes. 

Deixe seu e-mail para receber mais informações.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Oficina de Toque de Tambor na Associação de Ogãs

A Associação de Ogãs de Londrina e Região promove durante o mês de abril a oficina TOQUE DE TAMBOR ministrada pelo Ogan Alisson Kiambulê. As oficinas serão realizadas na sede da Associação na Rua Uruguai /com Venezuela em Londrina.

A oficina tem como objetivo trazer o conhecimento ao público iniciante na arte de Toque de Tambor. As aulas ocorrerão nos sábados de abril 02, 09, 16 e 23. As aulas são divididas em teoria e marcação de tempo, toques básicos, evolução e finaliza com apresentação dos alunos e professores no local.

O Ogan Kiambulê integra o grupo Semente de Angola, grupo de Maracatu. É educador e percussionista de um projeto social Já ministrou oficinas em outros locais, inclusive par professores da rede pública de ensino. 

Valor da oficina: R$ 50,00
Horário : 14h às 16h

Solicite mais informações nos e-mails:

kiambule@hotmail.com - Ogan Alisson
eliantonellijornalismo@gmail.com - Assessora de Comunicação

quinta-feira, 3 de março de 2011

OGAN Robson Arantes e Ogan Kiambulê ministram oficinas de música afrobrasileira em Curitiba

Entre os dias 23 a 27 de fevereiro a CASA AFRO - Casa da Cultura Afrobrasileira e Africana localizada temporariamente no casarão da União Paranaense dos Estudantes - UPE no Largo da Ordem em Curitiba realizou a I GANGA ZUMBA - Ciclo de Oficinas de Música Afrobrasileira. Na oportunidade houve oficinas de pandeiro, berimbau, samba e suas vertentes, dança afro, jongo. E também a participação dos Ogãs Robson Arantes com a oficina toque de tambor e Alisson Kiambulê com a oficina de Maracatu.

A Casa Afro tem como proposta levar a cultura afrobrasileira para todos os públicos. Para isso tem uma programação prevista com palestras, oficinas e eventos culturais em geral. A Casa funciona em parceria com o Núcleo de Estudos Afrobrasileiro - NEAB/UFPR e parceria com Revista Sustenta Brasil, Hotéis Paraná Suite, Rádio Mundo Livre FM 93,9.

Confira abaixo algumas imagens das oficinas.

Ogan Robson participa da III Marcha Contra Intolerância Religiosa

No dia 21 de janeiro o Ogan Robson Arantes esteve em Porto Alegre para participação da III Marcha Contra Intolerância Religiosa. A Marcha foi organizada por Baba Diba de Iyemonja coordenador da Renafro - SAÚDE RS e Coordenador da Cedrab -RS. O evento foi marcado por um seminário, a marcha pelas ruas de Porto Alegre a entrega da Carta de Reivindicações do povo de terreiro no gabinete do Governador do Estado. 

A comitiva de representantes da religião foi recebida pelo chefe de gabinete Vincius We no Palácio do Governo. Entre as várias reivindicações foi apontado a questão da saúde da população. Ponto importante para a comunidade de religião de matriz africana. Mesmo com um grande número de terreiros o Estado ainda apresenta de forma constante situações graves de intolerância. Os representantes da comitiva deram ênfase que o povo ainda vive em senzala. Afirmaram que isso fica visível quando se pensa em atendimento na área da saúde, quando o assunto é política e quando se pauta a discussão de seus direitos.  

Outro ponto destacado pela comitiva foi as restrições que sofrem a comunidade principalmente na área de educação, em ambientes institucionais. Quando uma criança se declara adepta de religião de matriz africana ela sofre preconceito no espaço escolar. Uma diretora que seja evangélica ligada à áreas mais radicais da neopetencostal, por exemplo, adeptos mais radicais de religião discriminam as crianças, não permitindo que essas exponham sua religiosidade, afirmou os membros da comitiva ao chefe de gabinete.

Outro ponto destacado é com referência aos jovens que devem ficar no batuque durante à noite e se chegam com sono na escola, sua religiosidade e a necessidade da atividade não é levado em conta. 
O chefe de gabinete afirmou que é preciso uma maior pressão do povo de santo no governo, pois governos só  funcionam efetivamente sob pressão rígida da população. Afirmou que existem barreiras  economicas, juridicas, legislativas mas há necessiade de estar sempre presente pressionando. Vinicius afirma que é preciso pautar o governador nas temáticas da causa, colocar na agenda do governo para que este participe das discussões dos grandes eventos em que se discuta as dificuldades do povo de terreiro. 

O dia 21 de janeiro foi escolhido para ser o momento de refletir sobre a intolerância em decorrência do episodio em que Mãe Gilda de Ogum do asé Abassá de Ogum morreu vitima de um enfarte.

Abertura do Seminário com participação de representantes de Entidades Negras e representante da prefeitura de Porto Alegre (foto Eli Antonelli)

Entrega de Carta ao chefe de gabinete do governador do Rio Grande do Sul

A participação das crianças marcou a caminhada pelas ruas de Porto Alegre mostrando a cara da nova geração do candomblé

Ogan Robson durante a caminhada nas ruas de Porto Alegre

Final da Marcha à beira do Rio Guaiba

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More