ASSOCIAÇÃO DE OGANS PARTICIPA DO PROGRAMA TARDE TOTAL

A Associação de Ogans de Londrina e Região realiza no próximo dia 22 de setembro, às 19h, o primeiro prêmio destinado a babalorixás, yalorixás, ekedis e ogans da Londrina e região. A iniciativa visa valorizar representantes da religião que com sua dedicação esforçam-se para levar a fé, combater situações de intolerância religiosa e fortalecer as comunidades de terreiro. Confirme sua presença no e-mail associacaodeogans@gmail.com

Confira o documentário "Brincando com os deuses"

Assista o documentário "Brincando com os deuses" mostrando crianças no candomblé.

Veja as imagens do último encontro em Cascavel. Os oficineiros da Associação de Ogans apresentam oficinas de maculelê e de ritmos.

.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Sábado (22) ocorre a cerimônia de premiação do I Prêmio Lese Orixá

A cidade de Londrina e região, tem atualmente 456 terreiros de candomblé e umbanda, conforme dados levantados pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro NEAA da Universidade Estadual de Londrina – UEL. São comunidades que agregam em média 50 a 150 integrantes. Com atuação efetiva no rito religioso e em muitos casos de ações sociais realizadas pelo casas de ases.
            Buscando reconhecer o trabalho efetivo dessas casas, a Associação de Ogans de Londrina e Região criou o prêmio Lese Orisá para dar maior visibilidade, não só às demais casas, mas principalmente a sociedade em geral. Desta forma, busca-se trazer a premiação para que esta ação contribua com as lutas contra a intolerância religiosa. Trazendo maior exposição do que é a luta pela continuidade das tradições e da importância que essas ações tem para os adeptos da religião.
A Associação de Ogans de Londrina e Região, presidida pelo Ogan Carlinhos, é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2009, ligada ao Instituto Cidadania (CNPJ 05.073.589/0001-71) localizada na Rua Uruguai/ esquina com Venezuela, nº 1656 - Londrina-PR. Representa as comunidades das religiões de matriz africana que lutam pelo respeito de sua crença. Busca sempre estar junto com os babalorixás e yalorixas, levando as suas contribuições  das situações vividas no dia a dia. A entidade Associação entende que o trabalho na religião ocorre de forma efetiva e conjunta. Os integrantes da Associação de ogas, em alguns casos são profissionais ligados à educação, participam ativamente de capacitação em escolas, em eventos das Universidades e em eventos promovidos pelo Estado.

O prêmio
            Para o presidente da Associação Ogan Alabe Carlinhos (Carlos Augusto de Souza) premiar os adeptos do candomblé e da umbanda com forte atuação no fortalecimento das tradições das religiões de matriz africana em Londrina e Região é uma ação que visa incentivar com que mais pessoas percebam o esforço de tantos religiosos para fortalecer as religiões de matrizes africanas.
            Ele cita os principais objetivos com a premiação, que são:
·         Contribuir no combate a intolerância religiosa;
·         Divulgar a cultura afro-brasileira;
·         Visibilizar as contribuições das religiões de matriz africana na formação da cultura brasileira;
·         Apontar sacerdotes e sacerdotisas que prestam serviços as suas comunidades e sociedade em geral;
·         Viabilizar canais de comunicação entre as comunidades e sociedade;
·         Incentivar as boas praticas.
O vice presidente da Associação Ogan, Robson Borges Arantes, conta que o foco inicial era realizar uma premiação direcionada aos babalorixas e yalorixas, porém, a Comissão organizadora do evento, ouvindo os próprios babalorixás e yalorixás, percebeu que existem muitas pessoas que dedicam-se ativamente no trabalho dos terreiros e que deveriam também serem reconhecidas. E a partir disso, foi estabelecido a premiação para ekeds, ogans e possas ligadas a religião

Serviço:
I Prêmio Lese Orisá
Homenagem às comunidades de religiões de matrizes africanas de Londrina e Região
22/09/2012
19h
Confirmação de presença: associacaodeogans@yahoo.com.br 
BRASIS COMUNICAÇÃO

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CASA DOS ORIXÁS DE CURITIBA É A NOVA APOIADORA DO I PRÊMIO LESE ORIXÁ


O que dizer de uma casa de produtos religiosos, que atende a comunidade de umbanda e candomblé que existe há 38 anos em Curitiba? Localizada num dos espaços mais centrais, a casa é mais uma apoiadora do I Prêmio Lese Orixá. A Associação de Ogans de Londrina e Região é uma entidade que visa fortalecer as religiões de matrizes africanas e garantir a tradição da religião, não tem fins lucrativos e desta forma, conta com apoio de instituições que tenha o mesmo propósito. Valorize as marcas que realmente apoiam a comunidade de terreiro. Adquira produtos dos apoiadores e conte com o menor preço e garantia de qualidade. ( em breve mais informações sobre os apoiadores)

Rua Pref João Moreira Garcez, 81 - Centro  Curitiba - PR, 80020-200 0 41 3224-9556
(Brasis Comunicação)

end_of_the_skype_highlighting






PRÊMIO LESE ORIXÁ HOMENAGEIA REPRESENTANTES DE TERREIROS DE LONDRINA E REGIÃO


A cidade de Londrina e região, tem atualmente 456 terreiros de candomblé e umbanda, conforme dados levantados pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro NEAA da Universidade Estadual de Londrina – UEL. São comunidades que agregam em média 50 a 150 integrantes. Com atuação efetiva no rito religioso e em muitos casos de ações sociais realizadas pelo casas de ases.
            Buscando reconhecer o trabalho efetivo dessas casas, a Associação de Ogans de Londrina e Região criou o prêmio Lese Orisá para dar maior visibilidade, não só às demais casas, mas principalmente a sociedade em geral. Desta forma, busca-se trazer a premiação para que esta ação contribua com as lutas contra a intolerância religiosa. Trazendo maior exposição do que é a luta pela continuidade das tradições e da importância que essas ações tem para os adeptos da religião.
A Associação de Ogans de Londrina e Região, presidida pelo Ogan Carlinhos, é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2009, ligada ao Instituto Cidadania (CNPJ 05.073.589/0001-71) localizada na Rua Uruguai/ esquina com Venezuela, nº 1656 - Londrina-PR. Representa as comunidades das religiões de matriz africana que lutam pelo respeito de sua crença. Busca sempre estar junto com os babalorixás e yalorixas, levando as suas contribuições  das situações vividas no dia a dia. A entidade Associação entende que o trabalho na religião ocorre de forma efetiva e conjunta. Os integrantes da Associação de ogas, em alguns casos são profissionais ligados à educação, participam ativamente de capacitação em escolas, em eventos das Universidades e em eventos promovidos pelo Estado.

O prêmio
            Para o presidente da Associação Ogan Alabe Carlinhos (Carlos Augusto de Souza) premiar os adeptos do candomblé e da umbanda com forte atuação no fortalecimento das tradições das religiões de matriz africana em Londrina e Região é uma ação que visa incentivar com que mais pessoas percebam o esforço de tantos religiosos para fortalecer as religiões de matrizes africanas.
            Ele cita os principais objetivos com a premiação, que são:
·         Contribuir no combate a intolerância religiosa;
·         Divulgar a cultura afro-brasileira;
·         Visibilizar as contribuições das religiões de matriz africana na formação da cultura brasileira;
·         Apontar sacerdotes e sacerdotisas que prestam serviços as suas comunidades e sociedade em geral;
·         Viabilizar canais de comunicação entre as comunidades e sociedade;
·         Incentivar as boas praticas.
O vice presidente da Associação Ogan, Robson Borges Arantes, conta que o foco inicial era realizar uma premiação direcionada aos babalorixas e yalorixas, porém, a Comissão organizadora do evento, ouvindo os próprios babalorixás e yalorixás, percebeu que existem muitas pessoas que dedicam-se ativamente no trabalho dos terreiros e que deveriam também serem reconhecidas. E a partir disso, foi estabelecido a premiação para ekeds, ogans e possas ligadas a religião

Serviço:
I Prêmio Lese Orisá
Homenagem às comunidades de religiões de matrizes africanas de Londrina e Região
22/09/2012
19h
Confirmação de presença: associacaodeogans@yahoo.com.br 
BRASIS COMUNICAÇÃO 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Artista plástico Marco Oliveira é o novo apoiador do I Prêmio Lese Orixá

Vamos postar aqui algumas estampas das camisetas e modelos de telas, alguns quadrinhos que são feitos com colagens. Marco Oliveira é artista plástico, pesquisador e militante do movimento social de negras e negros. Como pesquisador trabalha 
com história da arte africana e afro-brasileira e como o ensino da arte vem contribuindo para ações contra o racismo na sociedade brasileira. Apoie ações de pessoas que trabalham por uma sociedade mais justa. Marco Oliveira é um dos apoiadores do I Prêmio Lese Orisá. Você quer saber mais entre em contato marclive@ig.com.br







LUAR DISTRIBUIDORA DE ARTIGOS INDIANOS E RELIGIOSOS É A NOVA APOIADORA I PRÊMIO LESE ORIXÁ

A Associação de Ogans de Londrina e Região fechou parceria com a LUAR Distribuidora de Artigos Indianos e Religiosos. Empresa de São Paulo, que conta mais de 5mil produtos. Pergunte na loja de sua preferência se já tem os produtos da LUAR. Ajude a Divulgar a marca que apoia diretamente o comunidade de terreiro, oferecendo produtos de alta qualidade e com garantia de melhores preços. Confira no site www.luar.com.br 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More