ASSOCIAÇÃO DE OGANS PARTICIPA DO PROGRAMA TARDE TOTAL

A Associação de Ogans de Londrina e Região realiza no próximo dia 22 de setembro, às 19h, o primeiro prêmio destinado a babalorixás, yalorixás, ekedis e ogans da Londrina e região. A iniciativa visa valorizar representantes da religião que com sua dedicação esforçam-se para levar a fé, combater situações de intolerância religiosa e fortalecer as comunidades de terreiro. Confirme sua presença no e-mail associacaodeogans@gmail.com

Confira o documentário "Brincando com os deuses"

Assista o documentário "Brincando com os deuses" mostrando crianças no candomblé.

Veja as imagens do último encontro em Cascavel. Os oficineiros da Associação de Ogans apresentam oficinas de maculelê e de ritmos.

.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

INTEGRANTES DA ASSOCIAÇÃO DE OGANS REALIZAM ATIVIDADES EM MARILENA/PR

No dia 04 de novembro na cidade de Marilena ocorreu o VI Seminário Educar para Igualdade Racial - Por uma Educação sem discriminação. O evento contou com a presença do professor Neuton de Colombo, Paulo Borges da Acnap, Professor Celso  da ANPIR de PARANAVAÍ/CANARA/MEC, entre outros. O evento foi organizado pela professora Iranildes de Assis com demais professores e Secretaria Municipal de Marilena no Paraná.

Os ogan Robson Borges ministrou uma palestra para os professores e alunos com foco na religião do candomblé, desmistificando vários conceitos e falando dos orixás. Na sequência, ogan Robson, que é o vice-presidente da Associação, e o Secretario ogan Kiambulê (Alisson) realizaram uma oficina falando de instrumentos e da questão da religião em sala de aula " Foi  uma experiência muito rica, podemos estar diretamente com os professores, tirando suas dúvidas a respeito da religião", diz Kiambulê.

A assessora de comunicação da Associação de Ogans,  jornalista Eli Antonelli, realizou uma oficina sobre mídia, que originou o primeiro veículo de comunicação da temática para os professores. Doze participantes construiram o primeiro blog oficial da cidade para divulgar ações ligadas à lei 10.639/2003 e representações de cultura afro e religião de matriz africana de Marilena. Os professores irão participar da construção dos textos diretamente, sob supervisão da professora Ira com apoio da assessora da Associação de Ogans. O blog está em pré-produção e terá sequência a partir do início das aulas. Acompanhe as ações em Marilena http://marilenafropr.blogspot.com/.
Secretaria Municipal de Educação Vilma Lucas Palma Capelossi e professora Ira


Professor Paulo Borges canta para estudantes e professores

jornalista Eli Antonelli e alunos de Marilena

REUNIÃO TÉCNICA DOS POVOS E COMUNIDADES DE TERREIRO

A Secretaria Especial de Relações com a Comunidade – SERC, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, convida para Reunião Técnica dos Povos e Comunidades Tradicionais – PCT, que acontecerá no dia 01/02/2012, no auditório Mário Lobo, Palácio das Araucárias, no município de Curitiba, das 9h às 14h, com a finalidade de dar encaminhamento ao ante-projeto de lei e discutir propostas que visem a criação do Conselho dos Povos e Comunidades Tradicionais.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More